Como manter um aquário de peixes ornamentais, usando filtro biológico com bomba submersa.

Deve-se lavar bem o aquário com água em abundância, eliminar todo resíduo de produtos e sujeira dos vidros, evitar o uso de sabão ou detergente, pois prejudica peixes e plantas.
Aquário limpo e seco, colocar as placas do filtro biológico sobre o fundo do aquário, a seguir fixar as torres no filtro biológico para instalar as bombas submersas.
Sobre o filtro biológico coloca-se o cascalho, com uma camada variável de 3 a 10 cm, dependendo do tamanho do aquário e decoração. Em cima do cascalho coloca-se rochas ou troncos.
Após o cascalho e a decoração estarem colocados, podemos também fixar plantas (naturais ou artificiais), fixando suas raízes bem firmes no cascalho para que as mesmas não se soltem.
A seguir deve-se instalar as bombas submersas em cima das torres do filtro biológico, o filtro externo será instalado no alto da parede posterior do aquário (opcional), o termostato com aquecedor em posição onde o fluxo da água seja constante para que a temperatura seja distribuída por todo o aquário.
Com todos os equipamentos instalados e posicionados corretamente, é hora de encher o aquário.
Após tal procedimento devemos usar desclorificante para eliminar o cloro da água.
Os equipamentos só devem ser ligados após o aquário estar totalmente cheio, checar se estão funcionando corretamente, após regular o termostato na temperatura adequada.
Por fim, falta apenas a colocação da tampa de vidro e a calha com a iluminação.
Após tudo pronto, deve-se esperar pelo menos uma semana antes de colocar os peixes e verificar se não há vazamento no aquário.
Esse período é importante para que o ciclo biológico do aquário se forme e a temperatura se estabilize. Caso esta etapa seja abreviada, a imunidade dos peixes será prejudicada, podendo assim adoecer e morrer.